Segunda-feira, 24 de Abril de 2006

Star Wars - Knights of the Old Republic #1 e #2

     
Uma viagem de comboio serviu de cenário para a leitura dos dois primeiríssimos números de uma das novas séries periódicas de BD Star Wars que agora nasceram (esta Knights of the Old Republic vem a par com a Rebellion substituir as extintas Republic e Empire); a new era of Star Wars comics begins here! , como eles fazem questão de afirmar na capa.
 
Passada na época do jogo que lhe emprestou o nome (que nunca tive o prazer de poder jogar), ou seja, na altura da Old Republic, quatro mil anos antes de Luke e Leia nascerem, em plenas Mandalorian Wars. Caso o leitor seja um jovem padawan, será conveniente saber que os Mandalorians são uma tribo (maioritariamente composta por humanos, mas não exclusivamente) onde se podem encontrar Bobba Fett e Jango Fett.
 
Bem, o primeiro número não é nada de especial. Conhecemos um jovem padawan, Zayne Carrick, que tem uma missão: capturar um contrabandista, Marn Hierogryph, para poder ser aceite na sua cerimónia de graduação (vide a reflexão sobre os costumes dos Jedi mais abaixo neste texto). Enfim, é um bocado trapalhão, e vemo-lo com as suas trapalhadas, até que por acaso, mesmo em cima da hora da graduação consegue capturar Marn… vai rapidamente até ao local da cerimónia, deixa Marn algemado à sua moto voadora, e chega atrasado à sala… mas o cenário que o espera é uma surpresa! Bem, pelo menos para ele é uma surpresa... os seus quatro colegas padawans jazem mortos no chão, assassinados pelos seus mestres! Ele foge, e acaba a revista...
 
Como já expliquei, o primeiro número não é nada por aí além… passemos ao segundo…
 
… que começa no passado, como o Zayne em pequenino a brincar numa academia Jedi, onde descobrem a sua afinidade com a Força… Rapidamente voltamos ao presente, no momento exacto onde tínhamos deixado o nosso herói, com Zayne a ser perseguido pelos cinco mestres de lightsaber em punho… Zayne foge com Marn ainda preso à mota voadora… E neste momento aconteceu uma coisa curiosa… deu-se uma perseguição louca pela cidade, como jamais tinha visto em comics! Palavra, aquela perseguição fez-me realmente vibrar! Arrisco até dizer que me fez vibrar mais do que a perseguição no início do Episódio II… Depois de toda a adrenalina da perseguição, Zayne e Marn (agora parceiros…) refugiam-se numa cantina e reflectem sobre a situação… Zayne está bastante perturbado (como seria de esperar… afinal acabou de ver os seus amigos padawans mortos, assassinados pelos seus zelosos mestres em quem sempre confiaram, mestres que andam agora a persegui-lo… e que o acusam de ter assassinado os colegas padawans!)… e pronto, acaba a revista, com Zayne a decidir reconstituir passo a passo todo o seu percurso como padawan pois está em crer que os mestres quiseram assassinar os padawans por eles terem ouvido qualquer coisa que não devessem… e ele está fortemente inclinado para ser o facto de eles afirmarem que odeiam os Sith, quando, como o padawan leitor deverá saber, um Jedi não deve odiar…
 
Este segundo número já é mais cativante que o primeiro, e convenceu-me a adquirir o próximo para seguir a história… Mas, interroga-se o inestimável leitor, como está a galáxia far far away quatro mil antes de como nós a conhecemos?
Sinceramente, a mim parece-me igual. Não noto grandes diferenças nas naves, nem nos droids, nem nos edíficios, nada… o que notei de essencialmente diferente foi alguns costumes dos Jedi… primeiro, o facto de eles, prestes a deixarem de ser padawans, conhecerem as respectivas famílias, e até estejam com elas… depois, a própria existência de cerimónia de graduação da forma como ela é apresentada… pelo que entendi no episódio 21 das Clone Wars, em que o Anakin é elevado a Jedi Knight, essas coisas acontecem de surpresa. Todavia, como estamos a falar de quatro mil anos de diferença, aceito de bom grado estas subtis diferenças.
Elegantemente garatujado por One às 10:09
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.tags

. todas as tags

.Julho 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Reflexões recentes

. Aliens: Book One

. A-Team - A capa do primei...

. Star Wars - o fragmento d...

. Transformers - a idosa sé...

. Transformers 2007

. O regresso!

. Um confronto que...

. Será que...

. Pepsi e Pipocas! foi o bl...

. Nota sobre "Uma Verdade I...

. Breve comentário sobre "B...

. Criminal Minds de volta a...

. Bach na televisão portugu...

. Timeline - Resgato no Tem...

. E ao mesmo tempo que cheg...

. Será isto o futuro?

. Um artigo já antigo sobre...

. Michael Crichton - Estado...

. "Little Miss Sunshine"...

. E se...

. Porque hoje foi...

. Continuando as reflexões....

. BD Disney

. Os Fans de SW Portugueses

. Star Wars - Edições origi...

.Ficheiros Secretos

. Julho 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Setembro 2006

. Agosto 2006

. Julho 2006

. Junho 2006

. Maio 2006

. Abril 2006

. Março 2006

.O inevitável hitcounter...

.Em campanha!

.Contacto

- pepsiepipocas@sapo.pt

.Links

Ideias Fixas

Blog Blog Blog

 

EV Cine

Filmes de Culto

Axaste o que

Listening2Dragons

Hotvnews

Arte Sétima

Cinema Notebook

DVD

Cineblog

Cinema, Musica & Afins

Fan Force PT

SWCC-PT

.Refinada pesquisa neste blog

 
blogs SAPO

.subscrever feeds

.-------------------------