Quinta-feira, 23 de Março de 2006

Considerações avulsas sobre "A Guerra dos Mundos"

Caro leitor, como decerto sabe, "A Guerra dos Mundos" foi um filme sobejamente aguardado; não só tinha o Tom Cruise no elenco, como era o filme mais caro de sempre e, mais, marcava uma última incursão de Spielberg no género.

Porém, após estrear, muitos foram os espectadores que saíram da sala de cinema desiludidos com o filme: não gostavam da história, diziam eles. Sendo o filme baseado num livro que lançou as fundações da ficção científico, como é que puderam ser geradas opiniões como estas?

Antes de mais, considero que o espectador comum, não familiarizado com o livro, entrou na sala à espera de um novo "Dia da Independência", e , nessa perspectiva, saiu com as expectativas goradas... Quanto a essa postura perante o filme, não há muito a fazer.

Mas, essencialmente, a maior queixa prendeu-se com o final. Embora considere o final do livro genial, nos últimos dias tenho meditado sobre esta preocupante questão, e não posso deixar de admitir que comecei a ganhar algumas reservas em relação ao enredo. Vejamos:

- A forma como os extraterrestres chegam ao nosso planeta azul e entram nos tripods; enquanto no livro são "disparados" tubos de Marte (tudo bem que tenham mudado a origem dos alienígenas, perfeitamente compreensível), no filme vê-se uns raios e , voilá, começam a brotar tripods do chão; é no mínimo intrigante.

- Partindo da questão anterior, o final do filme é posto em causa: afinal, visto que os tripods já cá estavam na Terra (há quanto tempo? milhares de anos? milhões? não me recordo...ou esse facto nem sequer é mencionado no filme?), não poderia a existência de microorganismos ter sido levada em conta pelos invasores? No livro os "marcianos" estiveram cuidadosamente a estudar a Terra, mas deixaram escapar o pormenor dos microorganismos, o que é razoavelmente explicável, visto que estavam a observar-nos de outro planeta. Mas se no filme eles foram capazes de colocar tripods no nosso planeta (como não sei, mas penso que a possibilidade de os alienígenas já cá terem estado em missões de reconhecimento não pode ser descartada), como puderam esquecer o efeito nocivo dos micróbios?

Penso que estas serão talvez as questões mais revelantes... decerto que existem outros aspectos criticáveis no filme, como o facto de no princípio a câmara de filmar continuar a funcionar após sabermos que todos os instrumentos eléctricos tinham sido desactivados... mas isso é apenas um pormenor... afinal o próprio Robinson Crusoé voltou do navio naufragado com os bolsos cheios de coisas, apesar de ter entrado nu na água... e Shakespeare pôs Júlio César a ouvir um relógio de cucu...

Onde posso ceder é realmente no fim, na medida em que é demasiado abrupto... num momento é a tragédia, reparam nos pássaros, tripod cai, filho miraculosamente reencontrado, voz do narrador a explicar ao espectador mais desatento a causa da derrota da invasão alienígena...

Elegantemente garatujado por One às 23:56
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.tags

. todas as tags

.Julho 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Reflexões recentes

. Aliens: Book One

. A-Team - A capa do primei...

. Star Wars - o fragmento d...

. Transformers - a idosa sé...

. Transformers 2007

. O regresso!

. Um confronto que...

. Será que...

. Pepsi e Pipocas! foi o bl...

. Nota sobre "Uma Verdade I...

. Breve comentário sobre "B...

. Criminal Minds de volta a...

. Bach na televisão portugu...

. Timeline - Resgato no Tem...

. E ao mesmo tempo que cheg...

. Será isto o futuro?

. Um artigo já antigo sobre...

. Michael Crichton - Estado...

. "Little Miss Sunshine"...

. E se...

. Porque hoje foi...

. Continuando as reflexões....

. BD Disney

. Os Fans de SW Portugueses

. Star Wars - Edições origi...

.Ficheiros Secretos

. Julho 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Setembro 2006

. Agosto 2006

. Julho 2006

. Junho 2006

. Maio 2006

. Abril 2006

. Março 2006

.O inevitável hitcounter...

.Em campanha!

.Contacto

- pepsiepipocas@sapo.pt

.Links

Ideias Fixas

Blog Blog Blog

 

EV Cine

Filmes de Culto

Axaste o que

Listening2Dragons

Hotvnews

Arte Sétima

Cinema Notebook

DVD

Cineblog

Cinema, Musica & Afins

Fan Force PT

SWCC-PT

.Refinada pesquisa neste blog

 
blogs SAPO

.subscrever feeds

.-------------------------