Segunda-feira, 31 de Julho de 2006

"O Padrinho" de Mario Puzo

Quando vi este livro na prateleira da livraria fiquei bastante surpreendido; já há algum tempo que acalentava a esperança de ler a obra prima de Mario Puzo, mas desconhecia que ela estivesse editada em Portugal, pois quando há alguns meses surgiu nos escaparates o “O Padrinho – O Regresso”, que é a sequela por assim dizer, nada apontava para a existência de uma tradução (o que, descobri agora, se deve provavelmente ao facto de os livros terem sido editados por editoras diferentes).
 
Coloquei-o orgulhosamente na estante, lado a lado com a sua sequela. Porém, na hora de escolher os livros de levar para férias, fiquei um bocado hesitante, pois talvez fosse um bocado pesado arrancar logo com dois livros enormes (que são, não vale a pena negar) focados no mesmo tema: e se fossem ambos uma desilusão?! De qualquer modo, sou um homem de coragem, e decidi arriscar!
 
E que agradável surpresa foi, inpusilânime leitor! O enredo, embora já seja sobejamente conhecido (o filme acompanha claramente a história do livro) está, arrisco dizer, melhor explicitado do que no filme, sendo apresentada ao leitor de uma forma eficaz toda a teia de ligações que se estabelecem. Existem personagens que recebem mais atenção (como o cantor Fountaine ou a amante do Sonny) e surge também a parte da juventude de Don Vito Corleone (que foi retratada na tela no segundo filme da saga), o que enriquece ainda mais o livro.
 
Mas, penso que o aspecto que efectivamente me cativou foi a forma soberba como livro e filme se combinam: lê-se o livro e a forma como as personagens são retratadas no filme encaixa-se exactamente como o que é descrito no livro. E não, não me estou apenas a referir à mais do que magnífica interpretação de Marlon Brando! Todas, sem excepção reflectem o que Mario Puzo tinha em mente. Se a isso juntarmos como música de fundo a magnífica banda sonora, temos então uma obra prima dual, que rompe a fronteira da literatura para invadir com sucesso os domínios do cinema!
 
Conclusão suprema? Este é realmente um livro clássico. Nada há a temer ao lê-lo: personagens fortes, trama bem estudada, ausência de partes relativamente aborrecidas. Obrigatório.
Elegantemente garatujado por One às 23:48
link do post | comentar | favorito
|
2 comentários:
De Egas a 27 de Agosto de 2006 às 14:35
Partilho da tua opinião de que "O Padrinho" é a grande obra prima do Mario Puzo. Julgo mesmo ser o livro que li mais vezes.... Os filmes podem estar espectaculares, mas o livro arruma-os a um canto: consegue prender-nos sempre da primeira à última página, por mais vezes que se leia. Contudo, ao contrário de ti não receio afirmar claramente que o enredo do livro é muito melhor e mais completo. Pois ele é a origem.

Se gostas de Puzo e ainda não tiveste oportunidade de ler aconselho-te "O Siciliano" e "Omertà", livros muito bem conseguidos e que também se debruçam sobre a cosa nostra. Ou então num registo diferente aconselho-te vivamente "Os Bórgias": quase tão bom como o Padrinho.
(edições em português com traduções de qualidade bem acima da média)
De One a 27 de Agosto de 2006 às 23:19
Folgo em encontrar um admirador d' "O Padrinho"! Vide este comentário para perceber porquê: http://pepsiepipocas.blogs.sapo.pt/23602.html

Das obras que referiste apenas ouvi falar do Sicilino, que pelo que percebi chega a ser um spin-off do Padrinho, pois entra o Michael Corleone, não é?

De entre os três livros que sugeriste, há algum que consideres mais pertinente? E as editoras, podes dar-mas?

E já agora, para continuar com as questões, qual é a tua impressão sobre "O Padrinho - O Regresso"?

Comentar post

.mais sobre mim

.tags

. todas as tags

.Julho 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Reflexões recentes

. Aliens: Book One

. A-Team - A capa do primei...

. Star Wars - o fragmento d...

. Transformers - a idosa sé...

. Transformers 2007

. O regresso!

. Um confronto que...

. Será que...

. Pepsi e Pipocas! foi o bl...

. Nota sobre "Uma Verdade I...

. Breve comentário sobre "B...

. Criminal Minds de volta a...

. Bach na televisão portugu...

. Timeline - Resgato no Tem...

. E ao mesmo tempo que cheg...

. Será isto o futuro?

. Um artigo já antigo sobre...

. Michael Crichton - Estado...

. "Little Miss Sunshine"...

. E se...

. Porque hoje foi...

. Continuando as reflexões....

. BD Disney

. Os Fans de SW Portugueses

. Star Wars - Edições origi...

.Ficheiros Secretos

. Julho 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Setembro 2006

. Agosto 2006

. Julho 2006

. Junho 2006

. Maio 2006

. Abril 2006

. Março 2006

.O inevitável hitcounter...

.Em campanha!

.Contacto

- pepsiepipocas@sapo.pt

.Links

Ideias Fixas

Blog Blog Blog

 

EV Cine

Filmes de Culto

Axaste o que

Listening2Dragons

Hotvnews

Arte Sétima

Cinema Notebook

DVD

Cineblog

Cinema, Musica & Afins

Fan Force PT

SWCC-PT

.Refinada pesquisa neste blog

 
blogs SAPO

.subscrever feeds

.-------------------------