Terça-feira, 22 de Agosto de 2006

Esquadrão Classe A - Chopping Spree - 21/8/2006

"In 1972 a crack commando unit was sent to prison by a military court for a crime they didn't commit. These men promptly escaped from a maximum security stockade to the Los Angeles underground. Today, still wanted by the government, they survive as soldiers of fortune. If you have a problem, if no one else can help, and if you can find them, maybe you can hire the A-Team."

Decerto, caro leitor, bem sei que já há muito tempo que não publico estas habituais resenhas dos episódios do Esquadrão Classe A ... mas tenho-me esforçado arduamente por ver todos os episódios que passam!
 
Enquanto estas crónicas estiveram ausentes ocorreu uma proeminente alteração na série: a saída de Amy (um bocado atabalhoada, diga-se de passagem, já que somos imediatamente confrontados com a sua ausência, nunca a vemos propriamente a despedir-se) e entrou para o seu lugar Tawnia, que desempenha praticamente o mesmo papel (também é jornalista!).
 
Mas, este episódio teve um certo carisma que o demarca do género que estamos habituados. A sensação com que fiquei foi que o autor do episódio parou para pensar, e no lugar de pôr o Esquadrão a utilizar a sua estratégia Obélix (chegar e partir tudo) decidiu brincar um pouco... roubou-lhes a carrinha, pelo que vemos o B.A. bastante furioso, pôs o Face a vender carros em segunda mão utilizando o seu dom natural, e por aí fora... de tal modo que no final somos brindados com um episódio que, partindo de uma premissa habitual, nos consegue surpreender, não só pelo rumo que o enredo toma como pela forma como o Esquadrão age (embora nunca deixando de ser eles próprios).
 
Ponto negativo? Sim, infelizmente tem um, que toca no aspecto “credibilidade” : no fim do episódio o Esquadrão tem que se infiltrar num funeral para impedir um homicídio, pelo que para isso recuperam uma carrinha funerária que estava numa sucata. Tudo bem, não fosse a questão de minutos (tanto no episódio como em tempo real) que fazem isso, assim como o pequeno truque um bocado disparatado que incluem: o Murdock vai dentro do caixão, que é posto na vertical através de um mola que está instalada debaixo, ao mesmo tempo que o tecto da carrinha se abre, pelo que o Murdock abre a tampa do caixão e fica de pé a disparar para o carro que os persegue... porquê, pergunto eu? Dado que estavam com pressa (e mesmo que tivessem mais tempo) não seria mais fácil, lógico e seguro abrir apenas o tecto da carrinha e o Murdock que disparasse dali?
Elegantemente garatujado por One às 00:04
link do post | comentar | favorito
2 comentários:
De Dirk Benedict a 22 de Agosto de 2006 às 19:40
tu realmente perdes imenso tempo a comentar uma série de que já ninguem se lembra e que a ninguem interessa. Nos anos 80, ainda tinha alguma frescura, mas nos dias q passam...

E pq n comentas tambem o Espaço 1999?
De One a 22 de Agosto de 2006 às 22:08
Perco algum tempo a comentar esta série porque gosto de a comentar; para mim é esse o verdadeiro propósito deste blog, escrever sobre o que gosto e disfrutar de um bom bocado enquanto teclo aquilo que pensei. Não interessa a ninguém a série? Não sei, não faço ideia. A mim pelo menos interessa-me, e gosto de escrever sobre isso, mais não seja para daqui a uns tempos reler isto e reviver o episódio na minha memória.

Quanto ao Espaço 1999, não comento porque não sigo. Não negando a sua importância no panorama da FC, a verdade é que o tempo não dá para tudo, e opto por fazer aquilo que gosto. Pensarás, perde tempo a ver e comentar o Esquadrão Classe A e não tem tempo para ver o Espaço 1999? Sim, perco, porque cada episódio que revejo é uma viagem no tempo, de volta à minha infância, viagem essa que faço cada vez que vejo um episódio do Esquadrão, do MacGyver ou até do Knight Rider. O Espaço 1999 só o conheci quando surgiu na Sic Radical (pelo que não tem nenhum apelo nostálgico para mim), e simplesmente nunca tive oportunidade de o seguir.

Para te tentar explicar melhor, sugiro-te um exemplo com que convivo muito: visita uns sites ou forums de SW, e verás que muitos fans adoram SW porque sempre que se submergem nessa galáxia far far away é como se voltassem ao tempo da sua infância. Esse é um dos motivos para o franchise sobreviver há tanto tempo, para além do Expanded Universe, claro. Mas, repara que o Expanded Universe arrancou de facto com o lançamento do Herdeiro do Império em 1991, pelo que SW sobreviveu 8 anos às custas das boas memórias dos fans.

Desconheço a tua idade, ou a forma como viveste a tua infância, mas experimenta um dia rever algo com que conviveste bastante nessa altura, e entenderás do que falo. Que diabo, porque será que as séries antigas reeditadas em dvd vendem tão bem? Ou porque será que a revista Sábado até já publicou uma capa em que afirmava que os anos 80 estavam na moda? É a nostalgia...

Espero ter-te esclarecido... obrigado pela visita e pelo comentário!

Comentar post

.mais sobre mim

.tags

. todas as tags

.Julho 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Reflexões recentes

. Aliens: Book One

. A-Team - A capa do primei...

. Star Wars - o fragmento d...

. Transformers - a idosa sé...

. Transformers 2007

. O regresso!

. Um confronto que...

. Será que...

. Pepsi e Pipocas! foi o bl...

. Nota sobre "Uma Verdade I...

. Breve comentário sobre "B...

. Criminal Minds de volta a...

. Bach na televisão portugu...

. Timeline - Resgato no Tem...

. E ao mesmo tempo que cheg...

. Será isto o futuro?

. Um artigo já antigo sobre...

. Michael Crichton - Estado...

. "Little Miss Sunshine"...

. E se...

. Porque hoje foi...

. Continuando as reflexões....

. BD Disney

. Os Fans de SW Portugueses

. Star Wars - Edições origi...

.Ficheiros Secretos

. Julho 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Setembro 2006

. Agosto 2006

. Julho 2006

. Junho 2006

. Maio 2006

. Abril 2006

. Março 2006

.Contacto

- pepsiepipocas@sapo.pt

.Refinada pesquisa neste blog

 
blogs SAPO

.subscrever feeds